quarta-feira, 25 de março de 2009

Folclore e religião!

Viajando pela Argentina, constantemente cruzamos com pequenas casinhas vermelhas servindo de altar, decoradas tbém com fitas vermelhas. Sempre à beira da estrada. Achava que, como aqui no Brasil, esses pequenos altares e cruzes representassem alguém q faleceu ali. Errado. Tratam-se de altares dedicados à "Gauchito Gil", um santo pagão argentino. Pra quem não sabe, são chamados santos pagãos aqueles cujo povo tem adoração e fé lhes atribuem milagres mas não foram devidamente canonizados pelo Vaticano - pelo menos "ainda não". No Brasil temos o Padre Cícero, Irmã Dulce, etc.etc.etc.
Leia abaixo a estória de "GAuchito Gil" :
"A história nos diz que Antonio Gil, 25 anos, foi uma pessoa muito querida para todos os povos, conhecida por sempre ajudar os outros. Dizem os antigos habitantes da área que Gauchito tinha o "dom" de cura e, portanto, foram muitas as pessoas que ficaram agradecidos à ele.
Antonio Gil foi morto injustamente pelo Tenente Coronel Zalazar em sua mudança para a cidade de Goya por uma traição - na verdade ele se recusou a servir na guerra entre Colorados e Celestes q aconteceu na Argentina nos anos de 1800.Na estrada para os tribunais a cerca de 8 km ao norte o grupo formado por três soldados e um sargento fez uma parada para descanso dos cavalos. Dizem ainda que o prisioneiro pediu ao sargento que não fosse executado porque a ordem de sua libertação estava a caminho. O sargento não deu credibilidade às suas palavras. O gaúcho então avisou que após a sua execução o Sgt iria encontrar uma criança muito doente e lhe disse que pedisse á ele - Gauchito Gil - que interceda com Deus para salvá-lo. Nesse mesmo local foi feita execução de Antonio Gil. A previsão de Gauchito aconteceu de verdade e cumpridas as orações a criança foi milagrosamente salvo. O sargento em gratidão construíu com suas próprias mãos uma cruz ,pôs o fardo sobre os ombros e foi andando até o lugar onde ele matou o Gauchito, voltando lá para pedir perdão e agradecer o milagre concedido. Ele deu o nome ao lugar, e desde então muitos param no cruzamnto de estradas onde tudo se passou. Ao longo do tempo, tornou-se freqüente a peregrinação religiosa até este local. Principalmente em 8 de fevereiro, dia no qual Gauchito foi assassinado."





"Gauchito Gil" é considerado o protetor das estradas por ter sido morto num cruzamento de estradas, diz a lenda que sempre que cruzarmos com uma casinha/altar de Gauchito Gil devemos buzinar em sinal de cumprimento à ele. Isso nos trará proteção em nossa viagem.
Depois de tomar conhecimento desta crença local passamos a buzinar para Gauchito sempre q podíamos. Não sei se acredito ou não nessa lenda mas não custa nada e sinceramente...mal não faz.

4 comentários:

Unknown disse...

Nossa q estoria intereissante. Eu acho q o q vale é a fé,sua crença. Venha, em pas e q EL GAUCHITo Gil ( Se viu qeunão sou fraca não!! rsrs) OS ACOMPANHE!!. Se cuidem. Aqui já estamos na contagem regressiva

leo disse...

É isso ai galera cultura é tudo!!!
é bom demais ficar sabendo desses antepassado...rs
abraço

ISRAEL disse...

NOSSA QUE LEGAL ESSA VIAGEM...SOU LOKO PRA FAZER UMA VIAGEM DESSA MAS NUM TENHO CONHECIMENTOS E NEM EXPERIENCIA....MAS QUEM SABE UM DIA NUM ENCONTRO VCS PELAS ESTRADAS ...QUE DEUS PROTEGE VCS NESSA MISSAO AVENTUREIRA ...ESSE É MEU ALBUM VEJAM LA...

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList.aspx?rl=ms

ABRACOS....

Ricardo Trevizan disse...

Mal não faz mesmo! bibiiiii!!!!