quarta-feira, 25 de março de 2009

Fauna Patagônica e seus perigos!

A fauna patagônica nos impressiona mais a cada quilômetro rodado em direção ao Sul.
Guanacos (Lama guanicoe guanicoe)- "primos pobres das Lhamas peruanas" - surgem próximo à Três Cerros ou Fitz Roy e ficam pastando tranquilamente ao lado da estrada. Não muito raro, cruzam a estrada à nossa frente muitas vezes de maneira assustadora - dependendo da velocidade em q se trafega. Os animas, na verdade, estão "na deles" pois ali, sem dúvida, os invasores somos nós. Mesmo assim são mortos com certa frequência por motoristas que nada podem fazer ao ve-los cruzando a estrada pouco antes de passarmos. Acho q as consequências para o carro ou moto não devem ser poucas tbém uma vez q esses animais são pesados (me pareceram mais de 100kgs alguns exemplares).
Aqui vcs vêem um "manada" de Guanacos cruzando a estrada na nossa frente.


E aqui o resultado de um acidente com um carro :


Uma ave, muito semelhante a um avestruz em miniatura (ou um perú com roupa de gala...sei lá...)chama-se "Ñandu" (Pterocnemia Pennata ou Avestruz da Patagônia). Ela vive em bandos e por possuir penagem cinza e formato do corpo arredondado se parece muito com as moitas e arbustos da região. Seu mimetismo com o meio onde vive é impressionante, muitas vezes só percebemos q não são plantas quando já estamos próximos dos animais. Além do Ñandu, muitas lebres são vistas à noite na região - e muitas são vistas mortas atropeladas no dia seguinte. Tatus - ou outro animal semelhante - também são vistos, infelizmente, esmagados à beira da estrada.

Em Lapataia vimos um exemplar de raposa cinza:


Pumas, como o da foto abaixo tirada de uma foto num balcão de bar no meio da estrada, são cada vez mais raros e são caçadons indiscriminadamente - e iliegalmente - naquela região.

Um comentário:

Taz disse...

Ahi Felipe, fazendo a "lição de casa" né???

TA certo, isso mesmo, muita interação regional e se prepare para a "chamada oral" após o retorno, rsrsrs...

VAleu!

Abç.